SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue03O papel da interdisciplinaridade e a formação do professor: aspectos histórico-filosóficosA concepção de ética na educação popular e o pensamento de Paulo Freire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

VARGAS, Cláudio Pellini  and  MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Identidades em desalinho: um estudo de campo na formação em educação física. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.03, pp.214-223. ISSN 2177-6210.

O presente trabalho tem por finalidade problematizar a questão das identidades profissionais na Educação Física (EF). Por meio de entrevistas semiestruturadas, buscou-se verificar quais elementos exercem influência mais significativa sobre a identidade profissional neste campo e como isto acontece na formação em licenciatura da área. As seguintes questões orientaram o estudo: Que aspectos caracterizam o trabalho do professor de EF? Que aspectos são marcantes? Em termos teóricos, o estudo recorre a autores associados aos Estudos Culturais e à Sociologia contemporânea. Quanto à EF, são consideradas as teorizações de Valter Bracht em sua perspectiva crítica. Os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica e entrevistas com sete (07) professores de cursos de licenciatura de diferentes instituições privadas - incluindo os coordenadores, buscando-se conhecer sua história profissional, suas atividades e práticas, e como pensam a profissão que exercem. Três foram os principais resultados da pesquisa: (1) o gosto pelo esporte competitivo, na juventude do professor, parece exercer grande influência na construção de sua identidade profissional; (2) os profissionais parecem não ter um consenso sobre a identidade da profissão e; (3) os profissionais divergem significativamente a respeito do que é ser um bom professor de EF.

Keywords : Identidade; Modernidade; Profissão de Educação Física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )