SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03Identidades em desalinho: um estudo de campo na formação em educação físicaLa relación con el Otro en una investigación educativa con jóvenes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

BATISTA, Patricia Serpa de Souza. A concepção de ética na educação popular e o pensamento de Paulo Freire. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.03, pp.224-2232. ISSN 2177-6210.

Este estudo tem como foco uma revisão teórica sobre o tema da ética da Educação Popular, com ênfase nas elaborações de Paulo Freire. Seu objetivo consiste em discutir a concepção freiriana de ética a partir de quatro temas inter-relacionados: a ética universal do ser humano, a ética da conscientização e da libertação, a ética do diálogo e da autonomia e a ética no ensino e na formação docente. O desenvolvimento do trabalho demonstrou o compromisso ético e político-pedagógico de Freire com a humanidade, por meio de seu trabalho de educador, escritor e, sobretudo, de ser humano comprometido com a conquista de um mundo melhor, isto é, mais justo e mais solidário.

Palabras clave : Ética; Educação Popular; Paulo Freire.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )