SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03A constituição da docência no ensino médio no Brasil contemporâneo: uma analítica de governo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

PALMA, Gisele. Inovação na prática docente: motivações e compromissos. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.03, pp.245-245. ISSN 2177-6210.

A pesquisa teve por objetivo investigar os fatores que mobilizam os professores a inovarem suas práticas profissionais, tendo como campo empírico a Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho - SL/RS. A investigação, de caráter qualitativo, foi organizada sob os seguintes eixos de estudo: o contexto histórico da educação no Brasil; a inovação, entendida como ruptura paradigmática, numa perspectiva emancipatória; e os professores inovadores - formação, motivações e compromissos frente à prática docente. Os pesquisadores que deram sustentação teórica aos achados foram, entre outros, Ausubel, Canário, Carbonell, Cardoso, Contreras, Cunha, Lucarelli, Freire, Josso, Kuhn, Leite, Nóvoa, Pérez Gómez, Rios, Sousa Santos, Tardif. Foram utilizadas narrativas, análise de documentos, observações, diário de campo e entrevistas recorrentes - estas como instrumento de organização e validação dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras inovadoras indicadas pela Supervisão Pedagógica e Direção da Escola e por mim. Para analisar as inovações foram empregadas as categorias: Ruptura com a forma tradicional de ensinar; Gestão participativa; Reconfiguração dos saberes; Perspectiva orgânica das experiências desenvolvidas; Mediação entre as subjetividades dos envolvidos e o conhecimento; Protagonismo dos alunos nas experiências educativas. A pesquisa revelou que vários elementos impulsionam as interlocutoras a inovarem suas práticas profissionais. São eles: relevância de valores pessoais constituídos na família; vivências positivas e impactantes no período de escolarização e o desejo consciente de tê-las como referência ao realizarem suas práticas docentes; formação acadêmica que tenha permitido a ruptura de concepções constituídas; consciência do inacabamento do ser humano; desejo consciente de realização de práticas que proponham o desenvolvimento dos alunos; comprometimento com a felicidade dos alunos; gestão escolar democrática.

Palabras clave : Inovação; Motivações; Prática Docente; Formação Docente.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )