SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03Inovação na prática docente: motivações e compromissosO PIM mudou nossas vidas? As representações sociais e o impacto do programa “Primeira Infância Melhor” nos modos de viver e de pensar das famílias atendidas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

SILVA, Roberto Rafael Dias da. A constituição da docência no ensino médio no Brasil contemporâneo: uma analítica de governo. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.03, pp.245-245. ISSN 2177-6210.

A presente Tese apresenta um diagnóstico crítico das atuais tecnologias de governo que operam na constituição da docência no Ensino Médio no Brasil contemporâneo, servindo-se das teorizações foucaultianas como inspiração analítica. Consideraram-se como condições de possibilidade para a constituição da docência no Ensino Médio a centralidade dos saberes tecnocientíficos e o advento das condições do capitalismo cognitivo, bem como a inserção da profissão docente no interior das tramas da bioeconomia. Ao escolher-se a docência no Ensino Médio como problemática investigativa, optou-se por tomar como superfície analítica 45 edições da revista Carta na Escola, publicação da Editora Confiança, distribuídas no período entre 2005 e 2010. O olhar analítico estendido a esse material primou por reconhecê-lo como uma superfície de inscrição das pautas sociais de nosso tempo. A ferramenta analítica colocada em ação foi a governamentalidade, conceito elaborado pelo filósofo Michel Foucault em seus estudos do final da década de 1970. Considerou-se tal conceito como uma “noção metodológica”, ou seja, como um instrumento para operar sobre uma determinada problemática. Os achados da pesquisa estão organizados a partir da noção de tecnologias de governo. Pensar a partir dessa perspectiva implicou a constituição de uma “analítica de governo”. Sugere-se que tais tecnologias sejam otimizadoras, na medida em que privilegiam conduzir as ações docentes a estágios elevados de desempenho, assim como se propõem a qualificar suas performances nas tramas do contemporâneo. Enfim, nesta Tese, mostram-se três tecnologias em ação articulada e produtiva: a inovação como um investimento pedagógico permanente, a interatividade como modo de pensamento e a comunidade como espaço de intervenção. A conjunção dessas três tecnologias de governo - a inovação, a interatividade e as proteções - demarca a constituição da docência nessa etapa da Educação Básica no Brasil contemporâneo, uma docência politicamente útil e economicamente produtiva.

Palabras clave : Docência; Ensino Médio; Governamentalidade; Estudos Foucaultianos.

        · texto en Portugués