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Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

OLIVEIRA, Cristiane Kessler de. O PIM mudou nossas vidas? As representações sociais e o impacto do programa “Primeira Infância Melhor” nos modos de viver e de pensar das famílias atendidas. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.03, pp.245-246. ISSN 2177-6210.

Este estudo problematiza e analisa os impactos do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) nos modos de viver e de pensar das famílias atendidas. Desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul em parceria com Prefeituras Municipais do Estado, o PIM trabalha com famílias em situação de vulnerabilidade social, que tenham gestantes e crianças de até seis anos de idade. A presente pesquisa analisa as representações sociais veiculadas nesses espaços, buscando responder às seguintes questões: Quais as representações de infância para as famílias atendidas pelo PIM no município de Santo Antônio da Patrulha? As famílias, a partir das orientações e do acompanhamento recebidos, modificam a maneira de lidar com suas crianças, de interagir com estas e de se comunicar? Quais as representações do PIM para as famílias? O caminho investigativo traçado desenvolveu-se a partir de dados coletados em entrevistas semiestruturadas com mães dessas famílias e visitadoras responsáveis por esse acompanhamento. O referencial teórico centra-se nos conceitos de representações sociais de Serge Moscovici, de habitus de Pierre Bourdieu e de mediação, de Lev Vygotsky. Os resultados revelaram que o Programa é representado, para as famílias, como apoio, informação, cuidado, estimulação, vínculo e brincadeira.

Palabras clave : Infância; Representação Social; Habitus; Programa Primeira Infância Melhor.

        · texto en Portugués