SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03Gestão democrática: um estudo a partir das representações sociais de diretoras de escolas públicas municipais de São Leopoldo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

KOETZ, Carmen Maria. O sistema de avaliação do rendimento escolar do estado do Rio Grande do Sul - SAERS: institucionalização. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.03, pp.246-246. ISSN 2177-6210.

Estudo acerca da trajetória de institucionalização do Sistema de Avaliação do Estado do Rio Grande do Sul, como política pública de avaliação educacional. Descreve desde as suas primeiras edições em 1996 a 1998, como um Sistema de Avaliação das Escolas Públicas do Estado e, a partir de 2005, já como o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado do Rio Grande do Sul - SAERS até as edições de 2007 a 2009. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo com coleta e análise de documentos legais normativos, informações veiculadas em jornal do Estado e entrevista semi- estruturada. Tem como foco central a preocupação em descrever a operacionalização, os objetivos e finalidade do Sistema de Avaliação Riograndense, a elaboração e composição das provas de cada edição, número de escolas e de alunos participantes. Concluindo que, a cada mudança de governo novas concepções e práticas políticas de avaliação educacional foram empregadas no Estado do Rio Grande do Sul, com o intuito de verificar o rendimento dos estudantes. O que implica em depositar no Sistema de Avaliação a condição de diagnóstico da qualidade do ensino público estadual com o objetivo de promover alternativas que venham a melhorar a realidade da educação do Estado.

Palabras clave : Avaliação Externa; Política Pública de Avaliação Educacional; Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado do Rio Grande do Sul - SAERS.

        · texto en Portugués