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Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

COMIRAN, Daniela Fernanda; BERTICELLI, Ireno Antônio  e  KEITEL, Liane. Mediações epistemológicas nas relações humanas com o meio ambiente: consequências da modernidade. Educação. UNISINOS [online]. 2012, vol.16, n.01, pp.02-16. ISSN 2177-6210.

Este artigo se propõe analisar as relações entre o epistêmico e o pragmático, ou seja, entre a(s) teoria(s) do conhecimento que se adota(m) e as práticas que dela(s) decorrem, com vistas a contribuir para a reeducação, face aos graves problemas produzidos por uma relação devastadora na/contra a natureza no mais amplo sentido. Não sendo possível estudar todas as principais rupturas paradigmático-epistêmicas que postulam relações mais produtivas com o meio ambiente, em nosso tempo, o artigo centra-se nas principais consequências produzidas pela fenomenologia e seus desdobramentos, na contemporaneidade, com as decorrentes possibilidades educacionais que redirecionam as práticas e atitudes na relação entre os seres humanos e o meio ambiente. Nessa direção, a passagem da filosofia da consciência para a filosofia da linguagem é tida, aqui, como a abertura de amplo leque de formas dialógicas que se firmam na comunicação. Essa passagem determina sentidos para as práticas individuais e coletivas, em que o espaço e o tempo da educação são decisivos na mediação epistemológica das relações humanas com o meio ambiente.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Epistemologia e Meio Ambiente; Linguagem; Modernidade e Conhecimento.

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