SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número01Mediações epistemológicas nas relações humanas com o meio ambiente: consequências da modernidadeUm estudo sobre funções docentes nas universidades privadas brasileiras e indicadores de qualidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

OLIVEIRA, Adriano Machado. Entre a instituição do consumo e a destituição docente: considerações em torno da crise do saber escolar no contemporâneo. Educação. UNISINOS [online]. 2012, vol.16, n.01, pp.17-26. ISSN 2177-6210.

O presente artigo tem por objetivo analisar as atuais vicissitudes que uma sociedade de consumidores faz incidir sobre a cultura escolar. Em particular, busca compreender de que modo uma sociedade organizada em torno da compra e descarte de mercadorias - e na qual vigora uma obsolescência intencional tanto dos objetos industriais como dos próprios estilos de vida divulgados pelos meios de comunicação de massa - pode afetar significativamente a relação dos sujeitos jovens e adolescentes com os saberes escolares. A partir de referenciais sociológicos e educacionais, dentre os quais se destacam as teorizações de Zygmunt Bauman acerca da sociedade contemporânea e suas intempéries, são aprofundadas reflexões que denotam a destituição do saber docente frente a adolescentes e jovens, em uma cultura na qual o passado perdeu sua autoridade e onde as informações assumem um status de conhecimento. O artigo apresenta como conclusão que no contexto societário vigente se tornam relevantes as iniciativas docentes que possam, junto com os alunos, debater e relativizar os marcos valorativos da sociedade de consumo, ao mesmo tempo em que coadunam seus saberes com os dilemas de uma cultura na qual todos nos encontramos imersos.

Palabras clave : Jovens; Adolescentes; Sociedade de Consumo; Autoridade; Saber Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )