SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número01“O que a gente fala passa, mas o que escreve permanece para sempre” práticas de escrita de professores: entre usos e mitos“Escrever explicando é mais difícil”: hipóteses de estudantes adultos sobre a produção de textos escritos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

OLIVEIRA, Maria Izete de  e  CARLOS, Rinalda Bezerra. Um estudo sobre o trabalho com a linguagem oral e escrita na pré-escola. Educação. UNISINOS [online]. 2012, vol.16, n.01, pp.67-77. ISSN 2177-6210.

Este texto tem como finalidade apresentar o resultado de uma pesquisa realizada em escolas de Educação Infantil, que teve por objetivo avaliar se a prática pedagógica das professoras contribui para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita no que tange à apropriação da forma culta da língua e à construção de leitores. Procuramos constatar se há intencionalidade por parte das professoras em proporem atividades relacionadas à linguagem oral e escrita, a fim de proporcionar o desenvolvimento das crianças com relação a essa área do conhecimento. A pesquisa tem como aportes teóricos, além de documentos e leis, autores como: Abramovich (1995), Sampaio (2000), Arce e Martins (2007), Faria e Salles Dias (2007) Placco e Silva (2008). Como técnica de coleta de dados foi utilizada a observação sistemática da prática pedagógica de três professoras que atuavam em pré-escolas municipais. Em suma, os resultados indicam que a prática dessas professoras, de modo geral, não atende ao que é preconizado pelos documentos oficiais sobre a Educação Infantil e pela literatura da área. Assim, nossos resultados nos remeteram a outras inquietações e investigações.

Palavras-chave : Linguagem; Prática Pedagógica; Pré-Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )