SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número01Um estudo sobre o trabalho com a linguagem oral e escrita na pré-escolaA articulação curricular como sentido orientador dos projetos curriculares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

SIMOES, Fernanda Maurício  e  FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. “Escrever explicando é mais difícil”: hipóteses de estudantes adultos sobre a produção de textos escritos. Educação. UNISINOS [online]. 2012, vol.16, n.01, pp.78-86. ISSN 2177-6210.

Este artigo discute modos como pessoas jovens e adultas estudantes da Educação Básica se apropriam das práticas de letramento escolares que demandam a produção de determinados gêneros textuais. Apoia-se, do ponto de vista teórico, em investigações que têm reiterado a necessidade de se considerar a dimensão sociocultural das práticas escolares para a compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita. Tais investigações mostram, ademais, que estudantes da EJA constroem modos de lidar com a língua que ora se aproximam, ora se distanciam das formas escolares. No âmbito do estudo aqui apresentado, as posições assumidas pelas estudantes participantes da pesquisa, em uma situação de produção de texto, permitiram-nos confrontar seus modos de se comunicar - que ocorrem, de forma privilegiada, por gêneros textuais orais informais produzidos cotidianamente - com os modos de comunicação escrita do contexto escolar - que, frequentemente, operam com situações hipotéticas e são vistos como regidos por princípios e procedimentos diferentes e distantes das práticas orais. O trabalho investigativo mostrou que o conhecimento das práticas de letramento de estudantes e de suas relações com as práticas escolares auxilia o professor a compreender o ensino da leitura e da escrita em sua dimensão sociocultural e a dialogar melhor com os processos de aprender que os educandos vivenciam.

Palavras-chave : Letramento; Apropriação; Educação de Jovens e Adultos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )