SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02Exigencias epistemológicas y metodológicas para una docencia futuraPaulo Freire e os primeiros movimentos do conceito de liberdade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

ABREU-BERNARDES, Sueli Teresinha; SILVA, Elen Clar Ferreira da  e  SILVA, Suemi Hamada Morais. Estudos acadêmicos sobre o professor: um recorte na produção da Região Centro-Oeste. Educação. UNISINOS [online]. 2012, vol.16, n.02, pp.108-115. ISSN 2177-6210.

Este artigo apresenta o estágio atual de uma pesquisa interinstitucional que têm como foco o professor, realizada no Programa de Mestrado em Educação da UNIUBE, período 2003- 2005. Os objetivos são: mapear, analisar e discutir o estado da arte em relação à escolha do tema nas dissertações elaboradas. Para isso, em uma abordagem quali-quantitativa, foram analisadas 20% das produções que investigaram a “formação de professores, a profissionalização e a prática docente”. Os dados foram coletados por meio de instrumentos desenvolvidos especificamente para essa pesquisa sob a forma de “ficha de análise” e de “ficha de aprofundamento”, organizados em um banco de dados. Os resultados possibilitam responder perguntas como: quais os temas e os subtemas mais recorrentes e os ainda não suficientemente explorados? Quais são os principais referenciais teóricos dos mestrandos ao tematizar os seus estudos? Identificasse que prevalece a escolha pela pesquisa sobre a formação de professores. Nesse contexto, os pesquisadores dialogam com autores contemporâneos, sobretudo os de uma linha crítica. Por outro lado, as questões sobre a profissionalização docente são as menos estudadas, o que, à primeira vista, pode parecer um paradoxo. Em diálogo com Bourdieu, considera-se que o sentido das escolhas temáticas não pertence ao sujeito que as realiza, mas ao sistema completo de relações, no campo no qual e pelo qual elas se efetivam.

Palavras-chave : Professor; Pesquisa Educacional; Campo Acadêmico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )