SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02Paulo Freire e os primeiros movimentos do conceito de liberdadeProjeto político-pedagógico: limites, contradições e desafios no processo de democratização da escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

ANDRELO, Roseane  e  NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz. A formação de professores e o uso pedagógico da Web 2.0: a visão de estudantes de licenciatura. Educação. UNISINOS [online]. 2012, vol.16, n.02, pp.125-134. ISSN 2177-6210.

O objetivo do artigo é discutir a importância da formação de professores para a utilização da Web 2.0 em sala de aula. O questionamento que motivou o trabalho foi saber se os estudantes conhecem os recursos da Web 2.0 e sabem explorar as suas potencialidades pedagógicas no desenvolvimento de atividades didáticas. Como metodologia, além da revisão bibliográfica, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, de natureza exploratório-descritiva. O campo de pesquisa foi representado por uma universidade particular, situada no município de Bauru (SP). Foram selecionados 213 estudantes matriculados na disciplina “Estágio Supervisionado III”, por pertencer à grade curricular de todas as licenciaturas, cursada a partir do segundo ano da graduação. Entre os resultados, pôde-se concluir que o universo pesquisado tem acesso ao computador e à internet, apresenta relativa habilidade em manusear os recursos disponíveis e reconhece a importância de inseri-los no processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes pesquisados demonstram dificuldade em usar a web de forma didática e o problema se agrava quando se trata da Web 2.0, que pressupõe o foco no usuário e a colaboração. Aponta-se a necessidade de repensar os cursos de formação de professores, inserindo espaços para o desenvolvimento de atividades práticas voltadas ao uso das tecnologias como recursos pedagógicos.

Palavras-chave : Formação de Professores; Recursos da Web 2.0; Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )