SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02A formação de professores e o uso pedagógico da Web 2.0: a visão de estudantes de licenciaturaA eleição de diretores nas políticas de democratização da educação na região metropolitana do Recife índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

PEREIRA, Sueli Menezes; ZIENTARSKI, Clarice  e  SAGRILLO, Daniele Rorato. Projeto político-pedagógico: limites, contradições e desafios no processo de democratização da escola. Educação. UNISINOS [online]. 2012, vol.16, n.02, pp.135-142. ISSN 2177-6210.

Este trabalho é resultado de estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional - GEPPGE - com enfoque na temática da participação. Consiste em uma pesquisa qualitativa que se utiliza da análise documental, tendo como campo de pesquisa uma escola da rede pública municipal de Santa Maria. Neste enfoque objetiva verificar como a escola retrata em seus documentos as formas de participação em seus diferentes níveis de manifestações. A análise realizada indica que existem contradições em relação ao entendimento de participação, considerando que a proposta da escola revela que as decisões serão coletivas, desde que sejam respeitadas as especificidades de cada função, em todos os níveis. Isto evidencia a forte setorização e hierarquização na organização da escola. Este quadro pode ser revertido através do estimulo à autonomia e à participação popular efetiva de modo a romper com o centralismo de poder ainda muito presente na escola em pauta.

Palavras-chave : Democracia; Participação; Projeto-Político-Pedagógico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )