SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02A eleição de diretores nas políticas de democratização da educação na região metropolitana do RecifeDesafios para a educação em contexto bilíngue (alemão/português) de língua minoritária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

SANTOS, Rodrigo Medeiros dos. Bullying aleatório. Educação. UNISINOS [online]. 2012, vol.16, n.02, pp.152-160. ISSN 2177-6210.

O objetivo deste artigo é discutir a problemática do fenômeno bullying, aspectos sobre sua conceituação e a determinação de uma nova modalidade de intimidação, aqui denominada bullying aleatório. O fenômeno bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas intencionais e persistentes que ocorrem sem motivação aparente numa relação desigual de poder entre pares. Sua modalidade aleatória, no entanto, é caracterizada por ações quase sempre anônimas e não direcionadas a uma vítima em especial, ocorrendo, muitas das vezes, sob forma de armadilhas ou emboscadas. Este artigo estuda, entre outras coisas, a definição e caracterização deste fenômeno. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada metodologicamente como descritiva segundo seus objetivos intrínsecos, e de campo segundo a coleta dos dados. A partir da aplicação de um questionário aberto direcionado a 120 estudantes universitários, foram obtidos relatos de crueldade explícita, que foram, então, discutidos à luz do fenômeno pesquisado. Os relatos obtidos permitem estabelecer três principais características que diferenciam o bullying aleatório do convencional: ações violentas persistentes, porém não direcionadas; ausência de desequilíbrio de poder entre os envolvidos; vitimização aleatória.

Palavras-chave : Bullying Aleatório; Intimidação; Violência Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )