SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02Por um novo paradigma científico: políticas de Estado e financiamento de pesquisas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

MATOS, Daniel Abud Seabra et al. Aspectos ideológicos e relações de poder na sala de aula: a percepção de alunos do ensino médio. Educação. UNISINOS [online]. 2012, vol.16, n.02, pp.179-188. ISSN 2177-6210.

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do discurso realizada a partir de entrevistas com alunos de instituições de ensino de Belo Horizonte, enfocando aspectos ideológicos e relações de poder presentes na sala de aula. Seu referencial teórico consiste nas contribuições de Fairclough oriundas do campo da Análise Crítica do Discurso. Dez alunos da primeira série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas foram entrevistados (quatro meninos e seis meninas). Após a transcrição, foram selecionados excertos que bordavam relações de poder na sala de aula. Identificamos tendências predominantes no discurso dos alunos, elaborando as seguintes categorias: (a) papel do professor, (b) avaliação, (c) padrões de interação discursiva, (d) individualismo. Ficou evidenciada uma ambivalência no discurso dos alunos sobre as relações de poder na sala de aula. A constituição intertextual do discurso dos alunos aponta tanto para um discurso de democratização do ensino e relações de poder igualitárias, quanto para um discurso de relações de poder assimétricas.

Palavras-chave : Relações de Poder; Sala de Aula; Análise Crítica do Discurso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )