SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número03A professora adolescente: um olhar psicanalítico sobre regressão nas profissõesHábito sensório-motor: o preparo para a inteligência e suas implicações para a educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

LOPES, Daniel de Queiroz  e  VALENTINI, Carla Beatris. Mídias locativas e realidade mixada: a produção de sentidos sobre o digital-virtual a partir da cartografia com suporte das tecnologias digitais. Educação. UNISINOS [online]. 2012, vol.16, n.03, pp.205-214. ISSN 2177-6210.

O presente artigo problematiza o campo de tensões que tem surgido a partir da emergência de uma cultura digital em escolas públicas que participam de projetos de inclusão digital. Com base nos pressupostos teórico-epistemológicos das ecologias cognitivas e de acoplamento estrutural, discutimos a produção de sentidos sobre o digital-virtual como caminho necessário para a abertura de novos possíveis em relação ao uso das tecnologias digitais na educação. Foi realizada uma oficina exploratória com professores de uma rede estadual de ensino público, envolvendo a cartografia local com suporte das tecnologias digitais, as mídias locativas e a realidade mixada. A oficina objetivava provocar nos participantes uma experiência estética e informacional para a produção de sentidos sobre o digital-virtual a partir de uma dupla apropriação - tecnológica e simbólica - utilizando tecnologias como marcadores QRCode, mídias digitais, geolocalização e publicação em blog. Evidenciamos por parte dos professores o sentido de digital-virtual como tecnologia para ampliação da experiência física, do tempo e do protagonismo entre professores e alunos. Finalizamos discutindo o “fazer parte” de uma cultura digital a partir da exigência de uma reconfiguração das práticas pedagógicas e seus respectivos regimes cognitivos, regimes de autoridade, e da própria noção de sociabilidade em relação ao processo educacional.

Palavras-chave : Mídias Locativas; Realidade Mixada; Cartografia; Ecologia Cognitiva; Inclusão Digital.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )