SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número03Mídias locativas e realidade mixada: a produção de sentidos sobre o digital-virtual a partir da cartografia com suporte das tecnologias digitaisDevotas e instruídas: a educação de meninas e mulheres no Brasil: fragmentos do passado histórico (1846/1930) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

VESTENA, Carla Luciane Blum; DIAS, Carmen Lúcia  e  COLOMBO, Terezinha Ferreira da Silva. Hábito sensório-motor: o preparo para a inteligência e suas implicações para a educação. Educação. UNISINOS [online]. 2012, vol.16, n.03, pp.215-224. ISSN 2177-6210.

O presente artigo tem por objetivo destacar as principais ideias piagetianas a respeito do período sensório-motor e sua importância na elaboração e adaptação das funções e estruturas preliminares para o desenvolvimento da inteligência bem como suas implicações para a educação. A metodologia adotada pautou-se em um levantamento bibliográfico com autores que tratam dos tópicos mencionados acima e na interpretação das obras de Piaget sobre a construção do conhecimento no período sensório-motor compreendido entre o nascimento da criança até os 2 anos de vida. O hábito vai se constituir em inteligência quando se coordenar em meios e fins, visto que uma coisa é repetir indefinidamente uma manobra que teve êxito, e outra coisa é tentar apanhar um objeto numa nova situação. Por isso, a vida é construtora de formas, e o hábito é uma delas. A relação fundamental que envolve o desenvolvimento e a aprendizagem não é a relação de associação e, sim é de assimilação. Isto requer três aspectos a serem conhecidos pelo educador infantil: o conhecimento do sujeito epistemológico, das matérias a serem ensinadas e o processo de interação entre as crianças e as educadoras.

Palavras-chave : Hábito Sensório-Motor; Conhecimento; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )