SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue03Hábito sensório-motor: o preparo para a inteligência e suas implicações para a educaçãoIndícios de processo reflexivo em memoriais de formação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

ALMEIDA, Jane Soares de  and  BOSCHETTI, Vania Regina. Devotas e instruídas: a educação de meninas e mulheres no Brasil: fragmentos do passado histórico (1846/1930). Educação. UNISINOS [online]. 2012, vol.16, n.03, pp.225-233. ISSN 2177-6210.

O artigo tem por objetivo analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, alguns fragmentos do ideário da educação das mulheres inserido no projeto republicano de educação popular, de 1846 a 1930. Apresenta reflexões sobre a educação feminina no Brasil, as relações entre o poder político e a Igreja Católica e, por meio dela, a internalização do papel de mãe e esposa, num universo de submissão necessária e benéfica. Fundamenta-se, teoricamente, em Aranha, Hilsdorf e Vidigal, nas questões gerais da História da Educação do início da República, e em Duarte, Nunes e Paiva, no que toca ao universo da instrução das mulheres. A análise realizada mostrou que o projeto não contemplava a educação feminina e destinava as moças à frequência das escolas normais como uma das únicas formas de instrução, entendendo as mulheres como as mais adequadas ao magistério de crianças; aponta para a modificação dessa mentalidade a partir da disseminação dos conceitos liberais, a reorganização da família e a divisão mais equitativa das responsabilidades dos pais, a partir do que o papel da mulher é ampliado; destaca a existência e os objetivos dos colégios religiosos na educação das meninas e, já no século XX, a carreira do magistério como a passagem para as primeiras oportunidades de bem-estar econômico, manifestação da palavra não apenas figurativa, e trânsito do espaço doméstico para a visibilidade social. O estudo conclui que o ideal renovador alinhado ao projeto do Estado de educar a população não foi suficiente para resolver as desigualdades de gênero, só amenizadas a partir da década de 1930, com a conquista do voto feminino.

Keywords : Educação Republicana; Educação de Mulheres; Escolas Religiosas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )