SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número03Devotas e instruídas: a educação de meninas e mulheres no Brasil: fragmentos do passado histórico (1846/1930)Lei Saraiva (1881): dos argumentos invocados pelos liberais para a exclusão dos analfabetos do direito de voto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

SARTORI, Adriane Teresinha. Indícios de processo reflexivo em memoriais de formação. Educação. UNISINOS [online]. 2012, vol.16, n.03, pp.234-240. ISSN 2177-6210.

O presente artigo tem como propósito investigar indícios de processo reflexivo na materialidade linguística de memoriais de formação, textos autobiográficos muito solicitados por instituições de ensino superior que acreditam no registro escrito como instrumento importante na formação de professores. A análise revela que o movimento de contraposição a experiências avaliadas pelo autor como negativas e a consequente adoção de novas/ outras formas de pensar e agir são características do processo reflexivo, revelado por escolhas lexicais que indiciam um processo dinâmico de recriação da memória, marcado por relações indissociáveis entre passado e presente, e de tentativa de construção, pelo sujeito autor, de um ethos de contemporaneidade.

Palabras clave : Processo Reflexivo; Memoriais de Formação; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )