SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue03Lei Saraiva (1881): dos argumentos invocados pelos liberais para a exclusão dos analfabetos do direito de votoCategorias multiculturais na pesquisa sobre formação docente: reflexões a partir da classe social, raça/etnia e gênero e sexualidade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

ASSIS, Samuel Gabriel  and  YANNOULAS, Silvia Cristina. A pobreza na formação docente: a situação de pobreza na formação das futuras professoras. Educação. UNISINOS [online]. 2012, vol.16, n.03, pp.251-261. ISSN 2177-6210.

O artigo discute o tratamento outorgado à situação de pobreza na formação das futuras professoras. Buscou-se compreender, através de um estudo de caso, os elementos de reflexão e de prática que recebem as futuras professoras da rede pública do ensino fundamental durante sua formação universitária, para posteriormente enfrentar essa marcante característica da realidade social brasileira ao interior da instituição escolar. A hipótese formulada foi que a pobreza é abordada apenas superficialmente, e que elas sentem necessidade de inclusão da temática dentro de sua formação, visando lidar com a realidade escolar dessa parcela da sociedade que não tem suas necessidades básicas atendidas. Foram utilizadas as seguintes técnicas de pesquisa: a análise documental das diretrizes curriculares e ementas atualmente vigentes para a formação das professoras dos primeiros anos do ensino fundamental, a aplicação de questionários fechados junto a 26 estudantes do último ano do curso de Pedagogia e junto a 25 estudantes da licenciatura, e a realização de entrevistas semiestruturadas junto a sete professoras em exercício em escolas de ensino fundamental. Constatou-se que: 1. a situação de pobreza não é tratada diretamente no curso de Pedagogia, e 2. as alunas do curso pensam que esse assunto deveria ser acrescentado em sua formação.

Keywords : Ensino Fundamental; Formação de Professoras; Pobreza.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )