SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01A atenção nas malhas dos ininterruptos gozos proporcionados pela indústria culturalO ideário pedagógico platônico n’A República índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

NEUVALD, Luciane. Subjetividade e formação na perspectiva adorniana. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.01, pp.19-27. ISSN 2177-6210.

Este ensaio objetiva discutir os conceitos de subjetividade e formação na perspectiva adorniana, a qual, além de estabelecer uma relação de correspondência entre esses dois conceitos, entende que sua realização é comprometida pela indústria cultural que, em seus lugares, promove a heteronomia, a identificação e a conciliação entre a realidade e o conceito. Esses aspectos encontram respaldo nas novas tecnologias na medida em que elas contribuem para acentuar o formalismo e para promover experiências substitutivas. Com base nesse pressuposto, pretende-se, também, refletir sobre os impactos das novas tecnologias na subjetividade e na formação e sobre algumas formas de resistir à danificação de ambas. Trata-se de uma pesquisa teórica, fundamentada na literatura escrita por Theodor W. Adorno e pelos seguidores de suas ideias. A partir desses referenciais, as possibilidades de resistência à reificação do sujeito e da formação podem ser encontradas na arte e na experiência estética, uma vez que elas congregam razão e sensibilidade, conteúdo e forma, e permitem a experiência da não-identidade e do deslocamento.

Palabras clave : Adorno; Subjetividade; Formação; Estética.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )