SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01Subjetividade e formação na perspectiva adornianaFormação de professores e educação inclusiva: análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

BATISTA, Gustavo Araújo. O ideário pedagógico platônico n’A República. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.01, pp.28-39. ISSN 2177-6210.

Como decorrência de sua filosofia, cujos enfoques contemplam, principalmente, a metafísica, a epistemologia, a ética e a política, Platão (428/7-348/7 a.C.) concebe o seu ideário pedagógico com o qual almeja concretizar a educação por ele preconizada em seu projeto de Estado Ideal, delineado, por sua vez, em sua obra intitulada A República, a qual, sendo considerada uma das principais sínteses de sua filosofia em geral, pode também ser tomada como uma das principais sinopses de sua pedagogia em particular, razão pela qual dela serão extraídos excertos que permitirão a construção de um arcabouço teórico que possibilite explicitar a articulação entre a filosofia e a pedagogia no âmbito do pensamento platônico. Desse modo, a exposição do presente trabalho adotará o seguinte procedimento: em primeiro lugar, será feita uma abordagem sumária sobre aspectos ontológicos, gnosiológicos, morais e sociais da filosofia platônica; em segundo lugar, serão feitas convergências desses mesmos aspectos para os apontamentos de ordem educacional, que Platão concebe para cada uma das três classes de cidadãos que formariam a sua sociedade perfeita. Servindo-se de um procedimento metodológico analítico, cujo aporte teórico baseia-se em autores como Jaeger (2003), Paviani (2008), Scolnicov (2006) e Teixeira (2006), o presente trabalho, cujo objetivo é explicitar as intenções pedagógicas da filosofia platônica, aponta como resultado a afirmação de que o sistema filosófico construído por Platão não é apenas uma síntese especulativa e abstrata do pensamento grego em geral, mas também um projeto em particular que, servindo-se da educação, visa à intervenção prática e concreta na existência dos futuros cidadãos do Estado por ele pretendido.

Palabras clave : Educação; Filosofia; Pedagogia; Platão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )