SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01O ideário pedagógico platônico n’A RepúblicaRepresentação de um projeto diferenciado de escola, professor e aluno no relatório de Anísio Teixeira em viagem aos Estados Unidos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

PEDROSO, Cristina Cinto Araujo; CAMPOS, Juliane Aparecida de Paula Perez  y  DUARTE, Márcia. Formação de professores e educação inclusiva: análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.01, pp.40-47. ISSN 2177-6210.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, Resolução CNE/CP nº. 1/02, estabelecem que as instituições de ensino superior devam prever, em sua organização curricular, a formação docente para o atendimento da diversidade, contemplando conhecimentos sobre as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais. Concomitantemente, a expansão do acesso à escola básica não tem sido acompanhada de investimentos na implementação das mudanças necessárias nas diferentes dimensões: na formação inicial e continuada dos professores, nas políticas, nos currículos,nas condições de  trabalho dos profissionais da educação (incluindo carreira e salários), na infraestrutura das escolas e na reorganização das condições de ensino. Mediante essa realidade o presente estudo objetivou analisar a matriz curricular dos cursos de licenciatura de três Universidades Públicas localizadas no interior do Estado de São Paulo, visando identificar a presença, neles, de disciplinas e/ou conteúdos que tratem sobre a Educação Especial e educação inclusiva. O método utilizado foi análise documental. Foram analisadas as ementas, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de três universidades públicas estaduais e do Curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública estadual e de uma federal. De acordo com os resultados, os cursos de licenciatura investigados não mostraram nenhum indicativo de reorganização na direção das políticas de educação inclusiva. Verificou-se que nenhuma ementa apresentou conteúdos sobre Educação Especial; embora a disciplina de Didática, de apenas um dos cursos, tenha indicado como um dos seus objetivos gerais a preparação dos alunos para uma compreensão crítica e contextualizada do papel da escola e do trabalho docente. Concluiu-se que a organização curricular dos cursos de licenciatura não tem garantido os saberes pedagógicos necessários para responder às demandas da escola básica pública, principalmente em relação ao ensino de alunos com necessidades educacionais especiais.

Palabras clave : Cursos de Licenciatura; Inclusão; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )