SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01Formação de professores e educação inclusiva: análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciaturaTecnologias digitais e educação: para qual desenvolvimento? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

CARDOSO, Silmara de Fatima. Representação de um projeto diferenciado de escola, professor e aluno no relatório de Anísio Teixeira em viagem aos Estados Unidos. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.01, pp.48-56. ISSN 2177-6210.

O presente artigo tem por pretensão analisar as representações de um projeto diferenciado de educação, de modelo escolar, de professor e aluno presentes no relatório de viagem de Anísio Teixeira, que foi produto de suas observações e estudos nas escolas norte-americanas. Em 1927, quando Anísio ocupava o cargo de diretor geral do ensino público baiano, foi designado pelo governador Francisco Marques de Góes Calmon para ir aos Estados Unidos da América observar os métodos de ensino e as instituições de educação que poderiam vir a ser implantadas de um modo parecido nas escolas da Bahia. Levando em conta o objetivo proposto desse texto, primeiramente procurarei tratar do relatório de Anísio Teixeira destacando os motivos de sua produção, a sua organização, características materiais e as razões de sua circulação. Em seguida, a reflexão volta-se a sua produção escrita, procurando compreender as representações de um modelo educacional considerado ideal, de escola, de professor e aluno que estavam atrelados aos ideais de uma nova educação. Sendo resultado de uma pesquisa, de um trabalho de observação, o relatório foi produzido com uma intencionalidade e para ser publicizado. Anísio pretendia compartilhar experiências, valorizar, afirmar, projetar, difundir iniciativas de um modelo educativo. Ele apresenta transformações educacionais e uma nova cultura escolar compartilhada mundialmente. Traz à tona - mesmo que seja do seu ponto vista - características dos espaços escolares, métodos educativos, programas escolares, formas de ser dos professores e alunos valorizados naquele momento.

Palabras clave : Anísio Teixeira; Relatório de Viagem; Projeto Diferenciado de Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )