SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue01Representação de um projeto diferenciado de escola, professor e aluno no relatório de Anísio Teixeira em viagem aos Estados UnidosNew technologies require education to renew itself author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

ADAMS, Telmo; SCHUTZ, Vitor A.; STAUB, Gilmar  and  MENEZES, Janaína. Tecnologias digitais e educação: para qual desenvolvimento?. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.01, pp.57-65. ISSN 2177-6210.

O artigo tem como objetivo problematizar, no atual contexto de globalização, as relações entre três temas: educação, tecnologias digitais e desenvolvimento. Desde um horizonte histórico-crítico dialoga-se com autores das tecnologias de comunicação e informação em confronto com outros que trazem a tensão entre paradigma convencional e emergente e suas concepções de desenvolvimento. A metodologia consistiu na reflexão sobre o movimento sócio-histórico para identificar contradições e possíveis tendências no atual processo de globalização sob a influência decisiva das tecnologias digitais como componente potencializador de mediações educadoras e novos modos de cognição. Como resultados, o estudo aponta desafios e caminhos para uma educação crítica que passa pela desmistificação da pseudoneutralidade das tecnologias digitais. Indica-se a necessidade de uma educação que compreenda as tecnologias digitais como parte do espaço de disputa ideológica de visões de sociedade que se quer construir. Destacam-se as possibilidades de uma emancipação digital que implica trilhar o caminho de um paradigma emergente, colocando as tecnologias a serviço de um desenvolvimento solidário com sustentabilidade socioambiental.

Keywords : Tecnologias Digitais; Educação; Desenvolvimento; Formação de Professores; Emancipação Digital.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )