SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02Tecnologias gerenciais, formação Profissional e a intensificação do trabalho a partir do toyotismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

ROCHA-PINTO, Sandra Regina da; ANTUNES, Flavia Souza  y  CHAMMA, Leandro da Rosa. Percepções acerca dos aspectos-chave para o desenvolvimento de competências no ensino técnico. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.02, pp.80-92. ISSN 2177-6210.

O presente trabalho se propõe a identificar os aspectos-chave para o desenvolvimento de competências dos alunos do ensino de nível técnico. Para tanto, apoiou-se em uma pesquisa qualitativa, de natureza fenomenográfica, que buscou a percepção de profissionais da FAETEC e de representantes do mercado de trabalho no Rio de Janeiro entre abril e julho de 2008. O aporte teórico do estudo compreendeu: (a) o conceito de competências, examinado com diversas lentes teóricas e (b) o de pedagogia das competências na educação profissional brasileira. Ao final do processo de análise, que inicialmente contemplava seis categorias de descrição - Concepção de Competências dos Técnicos; Papel do Ensino Técnico enquanto Formador de Oportunidades para o Mercado de Trabalho; Exigências do Mercado de Trabalho no que Concerne à Preparação dos Alunos; Papel do Professor na Formação Técnica do Aluno; Papel do Aluno na Sua Formação Técnica; Envolvimento com a Construção da Matriz Curricular por Competência - construiu-se um quadro de referência que coloca a questão desenvolvimento das competências na perspectiva de dois eixos de análise: Significação e Formação de Competências. No que diz respeito à significação de competências, verificou-se que os entrevistados associam, naturalmente, o conceito ao “saber fazer”, à atuação prática. Para esse fenômeno, esboçam-se duas possíveis interpretações: (a) os envolvidos assimilaram o discurso dos órgãos oficiais a respeito da noção de competência; (b) os professores são, também, profissionais atuantes no mercado de trabalho. No que diz respeito à formação de competências, três categorias formaram seu pilar: a construção da matriz curricular, o papel do professor e do aluno no processo formativo.

Palabras clave : Formação de Competências; Pedagogia das Competências; Ensino Técnico Profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )