SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue02Percepções acerca dos aspectos-chave para o desenvolvimento de competências no ensino técnicoEducação não formal e avaliação: possibilidades, limites e desafios author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

MUELLER, Rafael Rodrigo. Tecnologias gerenciais, formação Profissional e a intensificação do trabalho a partir do toyotismo. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.02, pp.93-101. ISSN 2177-6210.

O objetivo do artigo é analisar as tecnologias gerenciais e sua relação histórica com a educação. Para obtenção do objetivo proposto, foram identificados os métodos e técnicas de treinamento desenvolvidos nos Estados Unidos por Charles Allen, em 1919, que foram intensificados a partir do que ficou conhecido como Treinamento dentro da Indústria” ou Training Within Industry (TWI), em 1940, e que evoluíram até a década de 1970 como “gerenciamento japonês, tornando-se um elemento-chave do Sistema Toyota de Produção (STP). O caráter ideológico que perpassa e é característico das tecnologias gerenciais foi verificado por intermédio da relação das mesmas com os ideais educacionais presentes, principalmente, nas recomendações dos órgãos multilaterais voltadas à educação nas últimas três décadas.

Keywords : Tecnologias Gerenciais; Trabalho e Educação; Capital.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )