SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02Percepções acerca dos aspectos-chave para o desenvolvimento de competências no ensino técnicoEducação não formal e avaliação: possibilidades, limites e desafios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

MUELLER, Rafael Rodrigo. Tecnologias gerenciais, formação Profissional e a intensificação do trabalho a partir do toyotismo. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.02, pp.93-101. ISSN 2177-6210.

O objetivo do artigo é analisar as tecnologias gerenciais e sua relação histórica com a educação. Para obtenção do objetivo proposto, foram identificados os métodos e técnicas de treinamento desenvolvidos nos Estados Unidos por Charles Allen, em 1919, que foram intensificados a partir do que ficou conhecido como Treinamento dentro da Indústria” ou Training Within Industry (TWI), em 1940, e que evoluíram até a década de 1970 como “gerenciamento japonês, tornando-se um elemento-chave do Sistema Toyota de Produção (STP). O caráter ideológico que perpassa e é característico das tecnologias gerenciais foi verificado por intermédio da relação das mesmas com os ideais educacionais presentes, principalmente, nas recomendações dos órgãos multilaterais voltadas à educação nas últimas três décadas.

Palabras clave : Tecnologias Gerenciais; Trabalho e Educação; Capital.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )