SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02Tecnologias gerenciais, formação Profissional e a intensificação do trabalho a partir do toyotismoAção colegiada como estratégia de democratização da gestão educacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

CARNEIRO, Juliana Daros  y  ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da. Educação não formal e avaliação: possibilidades, limites e desafios. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.02, pp.102-113. ISSN 2177-6210.

O artigo se refere a um estudo sobre uma parceria entre uma organização não governamental, uma Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social e uma escola pública estadual de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Esta parceria é desenvolvida por ações socioeducativas destinadas a meninos de 6 a 14 anos, no contraturno escolar. O objetivo do artigo é identificar e problematizar os procedimentos utilizados para avaliar as ações da educação não formal (ENF), destacando possibilidades, limites e desafios neste caso específico e, em seguida, levantar questões sobre como a ENF é concebida. Adotam-se como fundamento teórico os conceitos de avaliação formativa e emancipatória. A metodologia do estudo abrange (i) revisão bibliográfica dos conceitos-chave, (ii) pesquisa documental e (iii) entrevistas semiestruturadas com um representante de cada instituição envolvida na parceria. Seus resultados, apontaram para limitações e fragilidades dos procedimentos de avaliação, sobretudo quanto à sua construção e configuração como instrumento participativo e democrático, com possíveis efeitos de restrição das contribuições para a formação e transformação dos sujeitos e processos avaliados. Porém, indica-se a necessidade de que novos estudos sejam realizados neste campo, com vistas a analisar se os resultados aqui apresentados repetem-se quando se focalizam outras parcerias entre ENF, poder público e escola.

Palabras clave : Educação não Formal; Avaliação; Parceria Educação não Formal e Poder Público.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )