SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02Educação não formal e avaliação: possibilidades, limites e desafiosA relevância da educação popular para o serviço social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

ANDRADE, Edson Francisco. Ação colegiada como estratégia de democratização da gestão educacional. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.02, pp.114-122. ISSN 2177-6210.

Este texto sistematiza parte de pesquisa sobre o papel do Conselho Escolar na democratização da gestão educacional do Recife. O estudo tematiza dimensões e contradições da materialização da gestão democrática, a partir do exame do discurso dos gestores e dos conselheiros escolares. O aporte teórico toma por base os principais conceitos que constituem o discurso da gestão educacional democrática. A categorização dos dados é desenvolvida por meio da Análise de Discurso, examinando-se diferentes pontos de vista sobre a experiência da descentralização de decisões no interior da escola, e também no espaço ampliado do Sistema de Educação do Recife. Como conclusões, ressalta-se que os partícipes da escola desempenham um notável papel na execução de tarefas em nível da gestão escolar, todavia não se constata tal presença nos momentos de planejamento e decisão das políticas educacionais para o Município. Em face dessa constatação, o artigo propõe mecanismos de interlocução no interior do sistema, na perspectiva de levar a efeito o princípio da descentralização na definição da Política Municipal de Educação.

Palavras-chave : Gestão da Educação Municipal; Conselho Escolar; Política Educacional; Democratização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )