SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02Ação colegiada como estratégia de democratização da gestão educacionalA literatura africana como pedagogia libertadora na prática do ensino de história índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

MACHADO, Aline Maria Batista. A relevância da educação popular para o serviço social. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.02, pp.123-136. ISSN 2177-6210.

O artigo tem como objetivo principal retomar o debate acerca da educação popular enquanto temática e estratégia de ação relevante para o trabalho e a formação profissional do(a) assistente social. Constata-se que ao mesmo tempo em que parece ter sido submersa no debate teórico-profissional ante o refluxo dos movimentos sociais, está presente no trabalho de campo desses profissionais, sobretudo porque esse paradigma educativo visa contribuir com o processo de conscientização e mobilização dos sujeitos sociais. De modo geral, o texto apresenta reflexões teóricas que emergiram a partir de pesquisas bibliográficas acerca das produções que abordam a relação entre educação popular e serviço social, que estão em andamento desde 2011 no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais (GEPEDUPSS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Considera-se que, na medida em que compete ao serviço social orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais na defesa de seus direitos, a educação popular é uma importante aliada, tanto no debate político-ideológico como no técnico-operativo que se opõe à hegemonia dominante.

Palabras clave : Educação Popular; Serviço Social; Formação Profissional e Mobilização Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )