SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02A relevância da educação popular para o serviço socialRelações de gênero na escola: feminilidade e masculinidade na educação infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

COSTA, Júlio César Virgínio. A literatura africana como pedagogia libertadora na prática do ensino de história. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.02, pp.137-144. ISSN 2177-6210.

Este artigo busca analisar as potencialidades do estudo da História na Educação Básica, via literatura, em especial a de matriz africana de língua portuguesa, por meio de poemas de Jofre Rocha sobre lutas de libertação de Angola, que possam efetivar possibilidades de leituras e reflexões sobre a África e o Brasil, na implementação da Lei 10.639/2003. Para concretizar essa proposição, utilizam-se como aportes teóricos as concepções de História Cultural e de Literatura Empenhada - que, segundo Antônio Cândido, é uma abordagem da literatura que parte de posições éticas e políticas - e, também o referencial freireano de leitura de mundo e de pedagogia libertadora. O método adotado foi o da análise comparativa dos poemas, buscando interconectar os elementos que formulam a narrativa poética com as lutas de libertação de Angola. Argumenta-se que esses elementos também podem ser pontos de despertamento de uma curiosidade - que não é ingênua - sobre o continente africano e nossa ligação com o mesmo. O texto finaliza com a discussão sobre o quanto é possível identificar e vislumbrar que a literatura descortina uma gama de alternativas, juntamente com a História, para outra leitura do mundo e como a literatura poética de resistência poderá proporcionar também o trabalho com outros documentos, como, por exemplo, os ditos oficiais.

Palabras clave : História; Ensino de História; Literatura Africana; Literatura Empenhada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )