SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02A literatura africana como pedagogia libertadora na prática do ensino de históriaPedagogia da publicidade e produção da cultura infantil contemporânea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino  y  ORIANI, Valéria Pall. Relações de gênero na escola: feminilidade e masculinidade na educação infantil. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.02, pp.145-154. ISSN 2177-6210.

O texto tem como objetivo refletir sobre masculinidade e feminilidade na Educação Infantil, ambiente quase que eminentemente feminino. Apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou as relações sociais de gênero nesse nível de ensino em uma escola na qual atuava um homem como professor. Para a consecução da pesquisa foram observadas as práticas pedagógicas de uma professora e do professor de Educação Infantil. Ao final das observações foram entrevistados: a professora, o professor, a coordenadora pedagógica, a diretora e uma atendente de creche. Com base nas contribuições teóricas acerca de cultura e gênero e da análise do material empírico, mostra-se que a identidade masculina e feminina, bem como os papéis sociais para ambos os sexos, historicamente, são construções humanas que podem ser modificadas, principalmente na escola.

Palabras clave : Gênero na Educação Infantil; Masculinidade e Feminilidade na Docência; Cultura e Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )