SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02A literatura africana como pedagogia libertadora na prática do ensino de históriaPedagogia da publicidade e produção da cultura infantil contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino  e  ORIANI, Valéria Pall. Relações de gênero na escola: feminilidade e masculinidade na educação infantil. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.02, pp.145-154. ISSN 2177-6210.

O texto tem como objetivo refletir sobre masculinidade e feminilidade na Educação Infantil, ambiente quase que eminentemente feminino. Apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou as relações sociais de gênero nesse nível de ensino em uma escola na qual atuava um homem como professor. Para a consecução da pesquisa foram observadas as práticas pedagógicas de uma professora e do professor de Educação Infantil. Ao final das observações foram entrevistados: a professora, o professor, a coordenadora pedagógica, a diretora e uma atendente de creche. Com base nas contribuições teóricas acerca de cultura e gênero e da análise do material empírico, mostra-se que a identidade masculina e feminina, bem como os papéis sociais para ambos os sexos, historicamente, são construções humanas que podem ser modificadas, principalmente na escola.

Palavras-chave : Gênero na Educação Infantil; Masculinidade e Feminilidade na Docência; Cultura e Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )