SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02Relações de gênero na escola: feminilidade e masculinidade na educação infantilO diálogo como modo de ser da experiência estética e da educação em Hans-Georg Gadamer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

SOMMER, Luís Henrique  e  SCHMIDT, Saraí. Pedagogia da publicidade e produção da cultura infantil contemporânea. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.02, pp.155-163. ISSN 2177-6210.

O artigo analisa a relação entre a publicidade e a construção da cultura infantil contemporânea. Toma como referência teórica privilegiada as formulações de Bauman acerca do consumismo como marca da contemporaneidade. O texto é resultado de pesquisa empírica composta pela análise de três propagandas veiculadas na televisão, nas quais crianças são protagonistas, e de dados resultantes de dois encontros com crianças de uma escola de educação infantil da rede pública de Novo Hamburgo (RS). As análises demonstram que a imagem infantil é utilizada para interpelar os adultos e crianças para o consumo por meio de dois polos distintos de representação da infância: a criança nostálgica (remetendo à noção de dívida com a infância) e a criança adultizada (erotizada, à frente do seu tempo). O primeiro polo - a criança nostálgica - é majoritariamente utilizado em propagandas dirigidas ao público adulto, enquanto o segundo polo (a criança adultizada) povoa os comerciais que buscam interpelar o público infantil. No que se refere aos resultados obtidos nos encontros com as crianças, destaca-se a estreita relação entre suas manifestações e as lições da publicidade, que envolve uma generificação do brincar e um jogo simbólico baseado na produção televisiva a que têm acesso.

Palavras-chave : Infância; Pedagogia da Publicidade; Cultura Infantil; Consumo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )