SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número03Educación secundaria en perspectiva comparada: aportes para pensar una agenda de cambio en los países del Cono Sur índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

AGUILAR, Luis Enrique. Políticas de cooperação interinstitucional e seus impactos no desenvolvimento e consolidação da pós-graduação. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.03, pp.178-183. ISSN 2177-6210.

O texto recupera temporalmente os cenários onde se desenharam as políticas de cooperação interinstitucional, abrangendo os contextos nacional, regional e internacional que induziriam desdobramentos no plano institucional e individual e impactariam decisivamente no desenvolvimento institucional per se como no desenvolvimento institucional da pesquisa. É possível afirmar, do ponto de vista comparativo, que as políticas que levariam a um processo de homogeneização do ensino superior podem ter produzido pelo menos cinco tipos diversos de mudanças: mudanças na organização e estruturas institucionais de pesquisa, mudanças na política institucional de pesquisa, mudanças na gestão da pesquisa, mudanças na cultura institucional e individual de produção intelectual. Desde um ponto de vista estritamente da análise da política que incentivou a cooperação interinstitucional, é possível afirmar que as políticas de avaliação articuladas às políticas de cooperação induziram a internacionalização, premiando as articulações de pesquisadores, grupos de pesquisa, laboratórios ou centros de investigação que assinassem convênios e produzissem conjuntamente com seus congêneres internacionais agregando valor à já fomentada política de solidariedade interinstitucional a nível nacional. Os exercícios comparativos, tanto da política de cooperação interinstitucional como da política de avaliação, permitem arguir que grande parte dos desenvolvimentos e avanços institucionais observados geraram distintas formas de institucionalização de mudanças e potencializaram as análises epistemológicas sobre o conhecimento comparativo que estas políticas suscitaram nas últimas quatro décadas.

Palavras-chave : Análise de Políticas; Cooperação Interinstitucional; Avaliação; Internacionalização; Educação Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )