SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número03Educação e relações interinstitucionais no Brasil e em PortugalSe “Narciso acha feio o que não é espelho”, o que aprendemos com os estudos comparados em Educação? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

CASTRO, Marta Luz Sisson de. Educação Comparada no Brasil: uma análise preliminar da produção acadêmica. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.03, pp.223-231. ISSN 2177-6210.

Este estudo tem como objetivo fazer um levantamento da produção acadêmica brasileira em Educação Comparada usando como fonte o Banco de Dados da Capes e como referencial teórico a posição de Maria Manzon. Para a autora, a Educação Comparada se define pelo uso do método comparado sobre o objeto de sistemas educacionais numa dimensão “cross” nacional e cultural. Do ponto de vista metodológico, foi realizado um levantamento das teses com a palavra-chave Educação. A seguir, a busca foi realizada a partir do título. Se havia comparação de mais de um país, ou uma dimensão internacional, o resumo era lido, e os dados da tese eram selecionados. Foram identificados 70 trabalhos com temática comparativa. Estudos sobre Brasil e Portugal, África e América Latina foram os focos principais. Estes trabalhos confirmam a hipótese levantada de que a ausência de domínio de línguas estrangeiras tem facilitado a emergência de estudos lusófonos e em países de língua espanhola. Os trabalhos sobre a África refletem a tendência de estudantes de países de língua portuguesa fazerem sua formação de pós-graduação no Brasil.

Palabras clave : Educação Comparada; Teses 2008-2011 (CAPES); Estudos Brasil-Portugal; Estudos África-América Latina.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )