SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número03Educação Comparada no Brasil: uma análise preliminar da produção acadêmicaA Educação Especial nos cursos de Pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

CUNHA, Maria Isabel da. Se “Narciso acha feio o que não é espelho”, o que aprendemos com os estudos comparados em Educação?. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.03, pp.232-237. ISSN 2177-6210.

O texto traz uma reflexão baseada na narrativa da autora sobre sua experiência de formação e trabalho relacionada ao campo dos estudos comparados. Enfoca o tema numa perspectiva geracional, tendo os marcos político e histórico do Brasil recente como pano de fundo. Apresenta a visão crítica que foi construída sobre os estudos comparados quando estes se desenvolviam num contexto que estimulava uma perspectiva reducionista e com pouca contribuição para as práticas pedagógicas, pelo afastamento dos modelos em relação às condições objetivas de produção da educação em contextos nacionais. Explora, posteriormente, a possibilidade de evoluir para experiências solidárias no sentido da qualificação das práticas educativas, ampliando o conceito tradicional de educação comparada e amparando-o num diálogo em que se pode aprender com o outro, reconhecendo que experiência não se transmite, mas ensina os sujeitos e as instituições a darem mais sustentação às suas próprias trajetórias.

Palavras-chave : Estudos Comparados; Trabalho Colaborativo; Comunidades de Práticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )