SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número03Se “Narciso acha feio o que não é espelho”, o que aprendemos com os estudos comparados em Educação?Inovações didáticas e a concepção de natureza: a pesquisa colaborativa e o desenvolvimento profissional do professor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

DEIMLING, Natalia Neves Macedo. A Educação Especial nos cursos de Pedagogia. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.03, pp.238-249. ISSN 2177-6210.

O objetivo deste ensaio teórico consiste em discutir qual foi, qual é e qual poderia ser o espaço reservado à Educação Especial nos cursos de formação de professores, em particular nos cursos de Pedagogia. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico de caráter qualitativo, tendo como referencial teórico autores cujos estudos focam o curso de Pedagogia e a temática Formação de Professores, especialmente no contexto da inclusão escolar, tendo como foco principal o Estado de São Paulo. Da mesma forma, foram utilizadas para discussão algumas das políticas e diretrizes públicas que têm fundamentado a formação de professores. Ao longo da discussão, foi ressaltado o espaço reservado à Educação Especial na formação docente antes e depois da promulgação da Resolução CNE/CP N° 1/2006 e, ao final, discutida a importância dos conhecimentos sobre Educação Especial nos cursos de formação de professores, apresentando o espaço que esses conhecimentos poderiam ter no momento de sua formação inicial. O ensaio conclui que, apesar do avanço das discussões dessa área do conhecimento, a Educação Especial pode, ainda, conquistar mais espaço no currículo desses cursos, não necessariamente por meio de um aumento do número de disciplinas específicas, mas por meio de conteúdos ou tópicos relacionados ao assunto em outras disciplinas da matriz curricular.

Palabras clave : Formação de Professores; Educação Inclusiva; Curso de Pedagogia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )