SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número03A Educação Especial nos cursos de PedagogiaModos de captura: tensionamentos provocados pela etnomatemática entre ciência de Estado e ciência menor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

GONCALVES, Pedro Wagner; SICCA, Natalina Aparecida Laguna; FERNANDES, Silvia Aparecida de Sousa  y  FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan. Inovações didáticas e a concepção de natureza: a pesquisa colaborativa e o desenvolvimento profissional do professor. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.03, pp.250-260. ISSN 2177-6210.

O artigo tem por objetivo, a partir de pesquisa qualitativa e colaborativa, refletir sobre o desenvolvimento profissional de professores do Ensino Médio que participam de um grupo interdisciplinar de pesquisa voltado para a implementação de inovações curriculares referentes ao contexto ambiental. O grupo envolve professores de diferentes componentes curriculares (Física, Química, Biologia, Matemática, Geografia e História) e pesquisadores de universidades das áreas de Educação e Ensino de Geociências. Três grupos focais foram feitos com os participantes do grupo. Os dados evidenciaram mudanças na concepção de natureza dos professores e mudanças na prática docente ao ensinar temáticas voltadas para a compreensão da natureza. A investigação possibilitou concluir que a construção de inovações curriculares contribui para o professor tomar decisões sobre o que, o como e o porquê de ensinar tópicos que relacionam natureza e sociedade.

Palabras clave : Desenvolvimento Profissional; Pesquisa Colaborativa; Inovação Didática; Ensino de Geociências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )