SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número03Inovações didáticas e a concepção de natureza: a pesquisa colaborativa e o desenvolvimento profissional do professorEtnografia e pesquisa educacional: por uma descrição densa da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

DUARTE, Claudia Glavam  e  TASCHETTO, Leonidas Roberto. Modos de captura: tensionamentos provocados pela etnomatemática entre ciência de Estado e ciência menor. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.03, pp.261-270. ISSN 2177-6210.

Este artigo tem por objetivo problematizar as relações de poder decorrentes dos modos de articulação propostos por alguns pesquisadores entre as diferentes racionalidades matemáticas e a matemática escolar. Para tanto, 11 enunciações do IV Congresso Brasileiro de Etnomatemática foram divididas em dois grupos e submetidas a um processo de análise, considerando-se as teorias de Wittgenstein, Foucault, Deleuze/Guattari. No primeiro grupo, constatamos que o “encontro” das “outras” matemáticas com a matemática escolar serviria para facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento de conceitos pertinentes à matemática escolar, motivando a aprendizagem e dando significado à matemática escolar. No segundo grupo, encontramos uma condição que nos parece bem mais problemática e diz respeito à necessidade de um “exercício de tradução”, que teria como finalidade “qualificar e legitimar” as diferentes matemáticas através da possibilidade de transformá-las em conhecimento científico. Considerando-se essas duas operações de captura é que propomos o encontro das diferentes matemáticas - as “outras” matemáticas, a matemática escolar e a matemática acadêmica - desde a lógica do encontro de bandos, sem medo de riscos, que uma não imponha à outra a sua lógica. Contudo, para que esse encontro se efetive, é preciso que se considere a necessidade da matemática acadêmica e da matemática escolar se colocarem de maneira menos soberba em relação às outras matemáticas.

Palavras-chave : Etnomatemática; Ciência de Estado Ciência Menor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )