SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número03Modos de captura: tensionamentos provocados pela etnomatemática entre ciência de Estado e ciência menor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

OLIVEIRA, Amurabi. Etnografia e pesquisa educacional: por uma descrição densa da educação. Educação. UNISINOS [online]. 2013, vol.17, n.03, pp.271-280. ISSN 2177-6210.

O presente trabalho visa contribuir para a discussão em torno da antropologia educacional, campo de estudos ainda pouco explorado no Brasil, discutindo as possibilidades abertas pela pesquisa etnográfica na educação. Muitas pesquisas educacionais têm se utilizado do método etnográfico, bem como das teorias antropológicas, sem a devida reflexão epistemológica em torno desse método. A discussão perpassa tanto uma análise mais ampla do método etnográfico, quanto uma reflexão específica, em torno da proposta da antropologia interpretativa problematizada por Geertz. Com isso, o artigo busca avançar na discussão metodológica da pesquisa educacional, estreitando a discussão entre a antropologia e a educação no debate científico.

Palabras clave : Antropologia da Educação; Etnografia; Pesquisa Educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )