SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01Neurociências e os processos educativos: um saber necessário na formação de professoresProjeto Kidsmart e a prática dos profissionais da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitiba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

QUEIROZ, Norma Lucia  e  MACIEL, Diva Albuquerque. Contribuições da contação de histórias infantis e a formação de crianças leitoras. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.01, pp.25-34. ISSN 2177-6210.

Este artigo tem como objetivo discutir a contribuição da audição de histórias infantis e o caráter socializador da literatura para a formação de crianças leitoras, mesmo quando elas ainda não sabem ler convencionalmente. O estudo foi realizado com uma turma de educação infantil do Centro Comunitário do Paranoá (DF). Focalizamos aqui a análise de uma das Sessões Estruturadas (SE) que integraram o projeto A Hora do Conto e a Escrita Significativa de Textos. Com base na abordagem sociocultural construtivista, a análise microgenética da SE explora os conceitos de Zona do Desenvolvimento Proximal (ZDP), Zona de Movimento Livre (ZML), Zona de Promoção da Ação (ZPA), bem como os de complementaridade, especularidade e alternância de papéis. Indicadores de enlevo das crianças com a audição e coconstrução de histórias são enfatizados como elementos fundamentais para a formação de leitores.

Palavras-chave : Audição de Histórias Infantis; Educação Infantil; Abordagem Sociocultural Construtivista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )