SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01Projeto Kidsmart e a prática dos profissionais da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de CuritibaEncontros na formação: a fotografia como invenção de problemas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

RABELO, Giani  e  COSTA, Marli de Oliveira. Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina (CEMESSC) e os estudos sobre a cultura escolar. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.01, pp.44-55. ISSN 2177-6210.

O presente artigo apresenta e problematiza o processo de implantação do Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina (CEMESSC), projeto realizado pelo Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME). Com o intuito de criar uma cultura voltada para a preservação da memória dos educandários, junto às comunidades escolares, além de instigar pesquisas acadêmicas no campo da história da educação, os membros do GRUPEHME decidiram criá-lo em meio digital. Em um primeiro momento, são apontadas as motivações para a implantação do referido centro, em seguida, são apresentadas algumas reflexões sobre a contribuição da mídia digital e as pesquisas no campo da história da educação, posteriormente, é tratado sobre o seu processo de implantação e, por último, o CEMESSC é problematizado como lócus de pesquisa.

Palavras-chave : Patrimônio Escolar; Cultura Material Escolar; Arquivos Escolares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )