SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue01Encontros na formação: a fotografia como invenção de problemasA experimentação no ensino de biologia: o que fazem/dizem os professores em uma escola pública de Ourilândia do Norte (PA) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

ALVES, Maria Palmira; FERNANDES, José António  and  SILVA, Nuno Miguel. Impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores de 1º ciclo do ensino básico no seu conhecimento didático. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.01, pp.64-76. ISSN 2177-6210.

Em Portugal, o Programa de Formação Contínua de Matemática para professores do 1º ciclo (do 1º ao 4º ano de escolaridade) tem por meta principal promover o conhecimento didático dos professores, tendo em vista o sucesso escolar dos alunos em matemática. No presente estudo, inquiriram-se 197 professores generalistas do 1º ciclo do ensino básico, que participaram no programa durante o ano letivo de 2007/2008, sobre as suas percepções acerca de várias dimensões do ensino e da aprendizagem da matemática e da sua participação no programa. Em termos de resultados, salientam-se, do antes para o depois da formação, algumas mudanças que vão no sentido das recomendações atuais para o ensino da matemática, que parecem requerer um maior tempo de formação tendo em vista o aprofundamento do conhecimento didático.

Keywords : Programa de Formação Contínua em Matemática; Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico; Dimensões de Ensino e Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )