SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01Encontros na formação: a fotografia como invenção de problemasA experimentação no ensino de biologia: o que fazem/dizem os professores em uma escola pública de Ourilândia do Norte (PA) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

ALVES, Maria Palmira; FERNANDES, José António  e  SILVA, Nuno Miguel. Impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores de 1º ciclo do ensino básico no seu conhecimento didático. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.01, pp.64-76. ISSN 2177-6210.

Em Portugal, o Programa de Formação Contínua de Matemática para professores do 1º ciclo (do 1º ao 4º ano de escolaridade) tem por meta principal promover o conhecimento didático dos professores, tendo em vista o sucesso escolar dos alunos em matemática. No presente estudo, inquiriram-se 197 professores generalistas do 1º ciclo do ensino básico, que participaram no programa durante o ano letivo de 2007/2008, sobre as suas percepções acerca de várias dimensões do ensino e da aprendizagem da matemática e da sua participação no programa. Em termos de resultados, salientam-se, do antes para o depois da formação, algumas mudanças que vão no sentido das recomendações atuais para o ensino da matemática, que parecem requerer um maior tempo de formação tendo em vista o aprofundamento do conhecimento didático.

Palavras-chave : Programa de Formação Contínua em Matemática; Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico; Dimensões de Ensino e Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )