SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue01Impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores de 1º ciclo do ensino básico no seu conhecimento didáticoA ideologia como categoria analítica da história da educação: uma reflexão sobre a obra Ideologia e educação brasileira author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

LINS, Bruno de Oliveira; SANTOS, Dalva Ferreira dos; ARAUJO, Renato Silva  and  MALHEIRO, João Manoel da Silva. A experimentação no ensino de biologia: o que fazem/dizem os professores em uma escola pública de Ourilândia do Norte (PA). Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.01, pp.77-85. ISSN 2177-6210.

Esta pesquisa objetiva analisar as razões que levaram os professores de biologia de uma escola pública de Ourilândia do Norte (PA) a utilizar (ou não) a experimentação durante suas aulas. As experimentações realizadas estão restritas aos manuais didáticos (Lopes, 1994) e têm como finalidade a validação de teorias, demonstrando a forma como os problemas são avaliados e não dando importância aos mesmos enquanto possibilidade de contribuir para a aprendizagem dos alunos (Campanário e Moya, 1999). Utilizamos para análise o método descritivo, interpretativo e analítico dos conhecimentos pesquisados no campo da constituição das informações. Objetivando validar os resultados, utilizamos também abordagem qualitativa, consubstanciada por entrevistas com professores de biologia. Apesar dos docentes afirmarem que as aulas experimentais contribuem significativamente nos processos de ensino e aprendizagem, pouco tem sido feito para efetivar esta prática. Podemos inferir que os professores devem buscar maneiras concretas e inovadoras que venham a proporcionar um ensino e uma aprendizagem de ciências mais condizentes com as reais necessidades sócio, cultural e científica dos alunos; e, a partir dos discursos aqui analisados, acreditamos que um dos caminhos que podem engendrar essa mudança é a prática experimental problematizadora, seja em um laboratório ou em sala de aula.

Keywords : Ensino de Biologia; Ensino e Aprendizagem; Experimentação Problematizadora.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )