SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01Impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores de 1º ciclo do ensino básico no seu conhecimento didáticoA ideologia como categoria analítica da história da educação: uma reflexão sobre a obra Ideologia e educação brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

LINS, Bruno de Oliveira; SANTOS, Dalva Ferreira dos; ARAUJO, Renato Silva  y  MALHEIRO, João Manoel da Silva. A experimentação no ensino de biologia: o que fazem/dizem os professores em uma escola pública de Ourilândia do Norte (PA). Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.01, pp.77-85. ISSN 2177-6210.

Esta pesquisa objetiva analisar as razões que levaram os professores de biologia de uma escola pública de Ourilândia do Norte (PA) a utilizar (ou não) a experimentação durante suas aulas. As experimentações realizadas estão restritas aos manuais didáticos (Lopes, 1994) e têm como finalidade a validação de teorias, demonstrando a forma como os problemas são avaliados e não dando importância aos mesmos enquanto possibilidade de contribuir para a aprendizagem dos alunos (Campanário e Moya, 1999). Utilizamos para análise o método descritivo, interpretativo e analítico dos conhecimentos pesquisados no campo da constituição das informações. Objetivando validar os resultados, utilizamos também abordagem qualitativa, consubstanciada por entrevistas com professores de biologia. Apesar dos docentes afirmarem que as aulas experimentais contribuem significativamente nos processos de ensino e aprendizagem, pouco tem sido feito para efetivar esta prática. Podemos inferir que os professores devem buscar maneiras concretas e inovadoras que venham a proporcionar um ensino e uma aprendizagem de ciências mais condizentes com as reais necessidades sócio, cultural e científica dos alunos; e, a partir dos discursos aqui analisados, acreditamos que um dos caminhos que podem engendrar essa mudança é a prática experimental problematizadora, seja em um laboratório ou em sala de aula.

Palabras clave : Ensino de Biologia; Ensino e Aprendizagem; Experimentação Problematizadora.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )