SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01A experimentação no ensino de biologia: o que fazem/dizem os professores em uma escola pública de Ourilândia do Norte (PA)Formação para a docência no âmbito da pós-graduação na visão dos seus formadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

SOUZA, Rodrigo Augusto de. A ideologia como categoria analítica da história da educação: uma reflexão sobre a obra Ideologia e educação brasileira. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.01, pp.86-96. ISSN 2177-6210.

Este artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a obra Ideologia e educação brasileira. Procura-se identificar as contribuições de Carlos Roberto Jamil Cury, autor da referida obra, para o campo da História da Educação. A trajetória intelectual do autor e sua formação também são tratadas neste estudo. Busca-se realizar uma análise da obra, que será compreendida como uma representação do período em que foi escrita, bem como de sua filiação com a pesquisa em História da Educação produzida na PUC-SP no final da década de 1970. Por meio de pesquisa bibliográfica e de revisão de literatura sobre o tema, a noção de ideologia é compreendida como categoria analítica para a História da Educação. A obra em questão inaugurou um modo de interpretação da História da Educação com base nas ideologias que permeiam a educação brasileira. Tornou-se uma referência para os pesquisadores e estudiosos do campo e representa uma interpretação “consagrada” sobre a História da Educação. A noção de ideologia utilizada pelo autor é questionada. Argumenta-se que o embate entre “católicos” e “liberais”, defendido na obra, escondeu outros agentes envolvidos com a educação e que a interpretação defendida pelo autor mostra-se insuficiente para a atual pesquisa em História da Educação.

Palavras-chave : História da Educação; Educação Brasileira; Ideologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )