SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01A ideologia como categoria analítica da história da educação: uma reflexão sobre a obra Ideologia e educação brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

AZEVEDO, Maria Antonia Ramos  e  CUNHA, Maria Isabel da. Formação para a docência no âmbito da pós-graduação na visão dos seus formadores. Educação. UNISINOS [online]. 2014, vol.18, n.01, pp.97-106. ISSN 2177-6210.

A emergência da preparação para a docência em Curso de Pós-Graduação stricto sensu se apresenta com muita força no contexto da massificação e interiorização da educação superior no Brasil. Esses Cursos têm a formação para a pesquisa como mote principal, distanciando-se da compreensão da indissociabilidade dessa função com o ensino e a extensão. Numa iniciativa pontual, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) instituiu a disciplina intitulada “Preparação Pedagógica”, oferecida aos alunos de pós-graduação. Esse estudo, de abordagem qualitativa, envolveu seis professores responsáveis em ministrar essa disciplina em três Programas de Pós-Graduação do referido Campus e, através de entrevistas, observação de suas aulas e análise documental dos planos de ensino, procurou compreender suas concepções e práticas acerca da docência universitária. Os dados foram interpretados mediante análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os professores, ao organizarem e desenvolverem suas atividades com os estudantes, também necessitaram revisar suas práticas profissionais, assumindo a complexidade de atuarem como docentes e ensinarem sobre a docência para a formação aos seus próprios pares. Reconhecem a importância dos saberes pedagógicos como elemento fundamental para o exercício profissional e expressam a crença de que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão deve ser vivenciada por seus alunos. As conclusões do estudo apontam para a importância da explicitação de lugares formativos para a docência universitária, priorizando aqueles que têm força institucional reconhecida e legitimada. Apontam, ainda, para a emergência de proposição de políticas públicas que assegurem a responsabilidade institucional pela qualificação dos professores que atuam na educação superior.

Palavras-chave : Docência Universitária; Lugares de Formação; Pós-Graduação; Profissão Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )